Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Novo!

O novo por si só pode não significar nada, ou até, algo pior do que o estado atual das coisas. Estamos vivendo em pleno século XXI e já é hora de iniciar a gestação de algo novo na política brasileira, todos merecemos uma política diferente, aliás, muito diferente de tudo o que está ai. Creio não ser preciso descrever o lastimável estado moral, a incompetência e ineficiência da maioria dos políticos e suas gestões e mandatos frente ao executivo e legislativo. O judiciário é um capítulo à parte.

Como construir processos de planejamento e gestão modernos e participativos que tenham capacidade de extrair e oferecer o melhor à comunidade e as futuras gerações, respeitando o meio ambiente? Como exercer mandatos centrados na coisa pública, nos interesses legítimos da sociedade e dos representados e agir com transparência e honra? Reclamamos muito e agimos pouco. Alguém já se perguntou como deveria ser esse novo homem e mulher públicos?

O Brasil é a bola da vez no mundo! Todos estão de olho em nós, tanto em termos econômico e social, quanto cultural. Talvez o passo mais importante, seja uma mobilização nacional para a construção do novo homem público. Um político preparado técnica e intelectualmente, sensível e ligado a realidade nacional, que aceite servir sob os interesses coletivos e acima de tudo, não esteja única e exclusivamente pensando na sua carreira política e seus interesses particulares.

Nossas cidades precisam destas novas mulheres e homens! Nossos filhos precisam deles! Todos nós precisamos, para que a economia seja mais eficiente e o capital seja aplicado para desenvolver todo nosso potencial, preservando a natureza; para que os governos atuem em parceria com a iniciativa privada, priorizando os interesses dos mais pobres e excluídos; para que a inteligência seja o principal ingrediente das decisões políticas e projetos urbanos; para que possamos viver em cidades mais humanas, democráticas, eficientes e belas.

Por isso a participação do cara super honesto, do intelectual que estudou e ensinou a vida toda, da dona de casa que conhece o valor real de cada produto, do sindicalista que luta por sua categoria, do empresário que acredita em algo melhor e dos políticos que querem mudar é fundamental para essa mudança!

Texto Arq. Christian Krambeck publicado no Jornal de Santa Catarina da última quarta...

Nenhum comentário: