Páginas

domingo, 30 de outubro de 2011

“DIÁLOGOS SOBRE UM RETROFIT: A CONSTRUÇÃO DO BAR EM CENA...”

sáb 31/12/2011 15:29

Meus queridos Dani e André!


O nosso Sobrado, depois da fase arqueológica, de restauro e remodelação, agora esta vivendo a grande experiencia pós moderna,

da intervenção transformista!

Não podemos nos furtar aos equivocos, que sempre nos surpeendem na execução!!
As esquadrias novas, projetadas na cor bronze, nos foram entregues na cor BRANCA!!!
Apesar do erro, confesso que foi forte a experiencvia em transformar o erro em acerto!!
Kbom que a teoria triática de Young -helmholtz, sobre a cor, deram foram um instrumento util para conjugar a informação luminosa vinda da luz do dia, com as cores e assim manipular o contraste.....ou não! !ihihihih!
Confesso que temendo a força dos elementos, não ousei em apostar no contraste!
Preferi usar a luz do pastel, para unificar umbral e esquadria-branca, como se um tecido interno ( cinza) vazasse pra fora, até o limites desgastados das cemalhas...
Me garanto mais nas passagens de texturas...

Vanderlei, o empreiteiro, literalmente colocou a "mão na tinta"!
Na parte interna, ele apostou em fazer com as próprias mãos, a ideia de colocarmos, apenas um" véu" (gel envelhecedor), sobre o palimpsesto escrito nas paredes: um magnifico craquelee em verdes, azuis e brancos sujos!

Então, nestes tempos de modernidade liquida, como diria Bauman, as soluções rabiscadas com crayon, em papel canson, sob uma nuvem de poeira da obra, conseguem extrair emoções que os mais precisos desenhos Auto- Cadistas nem advinham!! ihihihihi!

Viver este processo, neste momento particular de minha vida, me apaixona mais que o projetar ! Isto é uma dança, um corpo social em movimento, aonde proposta, tempo, a mão de quem faz e a possibilidade econômica do cliente, operam a metamorfose da realidade....neste caso, a realidade adormecida neste Sobrado!

Plangeando Steiner, isto é "criar em ação"!!

Muito mais tenho pra escrever, mas neste momento "del ultimo suspiro" de 2011, o fiz para agradecer, e a oportunidade que me foi dada por voces!

Feliz 2012!

Um abraço forte!

Clelia

Nota: fotos dos palimpsestos em breve!




Acompanhe as fotos de Nira Pomar realizadas de todo processo do retrofit do casarão

https://picasaweb.google.com/sobradoencena/RATCLIF?authkey=Gv1sRgCIaT8ffA2NrC4gE#

 
Quando estávamos construindo algumas diretrizes para o nosso trabalho aqui no estúdio, uma palavra que foi amplamente defendida foi trabalhar em cooperação, acreditamos que trabalhando em grupo e dividindo as coisas ampliamos nossa capacidade de transformar, e por acreditar nisso, resolvemos criar o diário de bordo do processo de retrofit do Bar em cena. Um encontro do Estudio terra + arquieta Clelia Pfeifer + André Ruas e seus sócios e todos os metres de construção.


Esse casarão esta na travessa cultural em Floriánopolis e pretende-se criar ali um ponto de encontro, para se falar de poesia, literatura, musica, cultura e tudo de bom que a travessa cultural de Floriánopolis pode inspirar.


“ O bar tem como inspiração a primeira fase do livro O Tempo e o Vento deo Erico Veríssimo que relata as histórias ocorridas em um Sobrado e o apresenta como espaço de resistência cultural. A tendência é seguir nesta linha, do Sobrado EnCena ser um flanco da resistência cultural de Florianópolis, não aquela folclorizante, muito menos elitista, mas aquela multifacetada proveniente dos cantos da cidade e retratada de várias formas.
Sobre a música certamente teremos um bom blues, uma seresta, samba-canção, choro, rock clássico e eletrônicas de bom gosto.
Nosso cardápio será enxuto no comer, trabalharemos com um nip de sanduíches de frios e condimentos, assados chegando a bruschettas. Favoreceremos cervejas artesanais catarinenses, algumas populares, e chope no verão e vinhos no inverno.”

André Ruas - Economista sócio proprietário do bar encena.






Veja como começou essa história...



                                          O casarão
qui 15/9/2011 10:37




Bom Dia Dani!

Como o esperado, o André fechou o contrato e nesta terça feira ele me deu as chaves do sobrado.
Conforme conversa com ele, expliquei que neste caso, o trabalho terá duas fases distintas, uma que eu chamo de arqueologia predial e a outra de projeto propriamente dita. para esta primeira fase, com a autorização dele, ontem levei um empreiteiro que trabalha comigo para começar á "limpar" o prédio ; remover instalações elétricas, forro de plastico e divisórias de compensado.
Ele vai fazer uma avaliação da estrutura e madeirame do telhado, telhas, peitoris das janelas e esquadrias, e tambem das areas de infiltração e umidade das paredes.
Feito isto vamos fazer um mapa das restaurações primordiais( não poderemos restaurar tudo como manda a cartilha!)
Enquanto isto, o projeto vai se definindo.
As instalações elétricas, de logística e de sonorização pretendo que sejam todas flutuantes e de sobrepor, para não tocar nas paredes.
Vamos deixar o pé direito alto, na estrutura do telhado e o engenheiro acustico do André já me passou o projeto, bem como definimos que vamos trocar a parte de baixo das portas por vidro temperado acústico, não tentando fazer "reproduções" das esquadrias que estão completamente deterioradas, com exceção das ventarolas fixas, que permanecerão.
Neste final de semana, trabalhei no conceito que vislumbro para o lugar e já tenho pontos bem definidos;
é um lugar noturno, as esquadrias altas e em arco de meio ponto arremetem á um quase gótico, e por ser nesta ilha, não quero abrir mão de um toque "mané" ( possivelmente em tecidos e forrações) porem bastante soturno.
No contra ponto quero trabalhar com materiais frios e contemporaneos( vidro, aço, MDF preto) e também pós- utilitários .
O espaço é pequeno, a cozinha será o maior desafio pois tera que ser extremamente funcional e o banheiro que só tem um!!
Do resto fica por conta do design dos elementos.

Um bj
Clelia



qui 6/10/2011 15:17




Boa Tarde, Dani!

Espero que estejes bem!
Aqui estamos tocando o projeto e posso te dizer que estamos com as coisas mais definidas, agora.
Estivemos um pouco emaranhados pois a primeira parte da arqueologia do predio, somente no sabado passado é que realmente começou.
Desossamos o forro e conseguimos ter uma ideia do que se escondia ali!
Fiquei muito emocionada quando vi o espaço inteiro, com um pé direito de 5,80, com as esquadrias em arcos de 3,20, liberadas do forro que lhes cortava a banderola fixa, superior!
O estado do madeirame é muito ruim, e avaliamos que 70% terá que ser trocado...

O tombamento é o 3 assim que podemos mexer bastante desde que não alteremos a volumetria e o envolucro frontal.
Poderemos limpar os vãos das janelas e portas, reenquadrar e substituirmos as esquadrias originais, impossíveis de restauração, por vidro temperado, seguindo a linha de restauro europeia
que contextualiza o velho e o novo, evitando o arremedo ou a reprodução.
Estamos neste momento, esperando para obter um laudo técnico sobre a estrutura do piso ( teto do térreo) pois é em madeira x tabua corrida, pois a previsão é que tenha que suportar
além de cargas pontuais, vibração de, mais ou menos, umas 50 pessoas.

Um abraço

Clelia




qui 6/10/2011 16:08




Oi Clelia,



Estava pensando aqui, que esse exercício que estamos fazendo daria um belíssimo trabalho de referencia para os alunos de arquitetura, acompanhar o diálogo entre a equipe e um casarão. Vc tem fotos do andamento da obra? Pensei em montar um diário de bordo...recortando alguns trechos das nossas conversas mesclando com as fotos... Se achares legal, manda algumas fotos do casarão antes e por agora...essas janelas etc....

Abraço,

Dani


qui 6/10/2011 18:02

Dani!

Acho muito legal capturar esta experiência, pois te confesso que fazer arquitetura comercial, que é meu chão, exige uma dinâmica muito diferente, abordagem e metodologia de trabalho, que se diferenciam muito da pratica normal da arquitetura.
...”acho que estou preferindo uma experiência mais "indígena": passar o conhecimento sentada em volta da fogueira, em um pequeno circulo!!ahaha!

Vamos nos falando então!

Bjs

Clelia

qui 6/10/2011 18:20

Bacana, isso Clelia...então vamos acender a fogueira... dividir essa conversa...

Bjs

Dani






sab 26/11/2011
18:41

Recebemos novas fotos! agora inicia-se uma nova fase, feito o levantamento arqueológico e estrutural é hora de colocar a mão na massa.
Veja a sequencia de fotos dessa nova fase...














Nenhum comentário: