Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um projeto para Blumenau!

Estamos a praticamente um ano das eleições municipais e tudo indica que, além de não haver nada de novo, também não teremos nenhum projeto consistente ou um debate verdadeiro. Teremos mais do mesmo e, em que pese a juventude de alguns candidatos, suas ideias e forma de pensar são velhas e ultrapassadas. Também não podemos nos deixar iludir por planos belos na forma e vazios no conteúdo, seja para os próximos 10 anos ou para 2050. Blumenau merece mais!

Temos condições de ser uma cidade nacional, como dizia o arquiteto Hans Broos, uma referência para o desenvolvimento urbano com qualidade de vida. Mas precisamos conhecer nossa vocação no Século 21, debater e construir os pilares para atingir este objetivo e status. Saber onde estamos, onde queremos chegar e como. Uma esperança seriam os próximos candidatos a prefeito proporem um amplo debate e uma grande mobilização em torno de temas como mobilidade, preservação ambiental e arborização urbana, habitação de interesse social, planejamento urbano e integração regional.

Precisamos construir um projeto para Blumenau baseado no conhecimento de nossa realidade, incluindo nossas deficiências, potenciais e condicionantes; com bandeiras que mobilizem a sociedade e criem estímulos para que todos trabalhem em prol deste objetivo. Temos bons exemplos de cidades que se uniram em torno de projetos inteligentes, ousados e transformadores. Gramado, que a partir do frio e belas paisagens se construiu em torno do turismo; Parati, com sua maravilhosa Festa Literária de Parati, organizada pela Fundação Casa Azul e pela prefeitura e envolvendo toda a população; e Curitiba, com o mote da qualidade de vida urbana e intervenções de desenho urbano e arquitetônica com qualidade acima da média brasileira.

Quem ou o que será capaz de unir os blumenauenses em torno de algo maior? E que nos leve para o futuro considerando nosso presente? Infelizmente, parece que ainda não será em 2012. Mas temos a opção de esperar até 2016?

Nenhum comentário: