Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uma Idéia, um desafio!



Recentemente o Prefeito esteve no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB para apresentar o projeto de reestruturação urbana e mobilidade - Blumenau 2050, sendo recebido por alunos, professores e pelo Reitor João Natel.
       Vale destacar a importância do Prefeito se submeter ao olhar crítico e às contribuições da Academia e o fato de ter demonstrado clareza e domínio da proposta apresentada e seu significado para o futuro de Blumenau e região.
       Na ocasião tive a oportunidade de propor um desafio ao Prefeito e ao Reitor: ampliar e consolidar os laços entre prefeitura e universidade e realizar a partir de 2011, oficinas permanentes onde alunos, professores e técnicos municipais se debruçarão sobre as diretrizes urbanísticas, projetos e idéias para o futuro da cidade, propondo soluções de desenho urbano, novas praças e parques, sinalização, arborização e mobiliário urbano.
      O mais importante é garantir que toda essa energia esteja a serviço da consolidação de uma idéia: a humanização da cidade. Para sua concretização, primeiro as pessoas precisam conhecê-la e compreendê-la, depois acreditar e lutar por sua implementação.
     Humanizar significa inverter a lógica que dominou o desenvolvimento das cidades nos últimos 40 anos, tendo o carro como ator principal e produzindo congestionamentos, poluição, acidentes e mortes; e confiscando o espaço destinado a novas praças, parques, ciclovias e calçadas arborizadas. Antes que seja tarde precisamos perceber que a solução não está em criar mais ruas, viadutos, estacionamentos e espaço para o carro, deixando nossas cidades feias, poluídas e inviáveis. Carro é sinônimo de paralisia, dês-economia, stress e depressão.
      Uma idéia a ser construída pela mídia, empresários, universidade, políticos e cidadãos: a cidade sustentável do século XXI, se estrutura a partir de meios de transporte saudáveis, eficientes e ecológicos, prevendo densidades altas e concentrando moradia, trabalho, estudo e lazer num mesmo lugar para que as pessoas possam circular a pé, de bicicleta e através de sistemas integrados, eficientes e baratos de transporte coletivo.

     O futuro é das cidades sustentáveis, independente de seu tamanho ou localização.

Christian Krambeck - arquiteto e urbanista ESTÚDIO TERRA

Nenhum comentário: