Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O BIM e a revolução na forma de projetar



O BIM (Bulding Information Modeling) é um banco de dados que agrupa as mais diversas informações de um empreendimento imobiliário em uma só ferramenta. O projeto arquitetônico, os projetos complementares, o sistema construtivo, o quantitativo, o orçamento e o planejamento de obra, entre outras, são algumas das informações contidas no BIM.


Uma revolução.  Assim podemos definir o sistema BIM, que além de uma ferramenta 3D, tem como característica principal a integração das informações produzidas por profissionais de diferentes áreas. “O BIM vai muito além do processo convencional, integrando e compatibilizando os projetos já em 3D, junto com os quantitativos, os orçamentos, e o compartilhamento em sistemas extranet”, conta o arquiteto Christian Krambeck, do Estúdio Terra.
Nos sistemas CAD tradicionais, primeiro é feito o projeto de arquitetura, e a partir dele são produzidos os projetos complementares, como estrutural, hidráulico, elétrico. Depois se inicia a fase administrativa, que abrange quantitativos, orçamentos, compras, planejamento, entre outros. Paralelamente, são confeccionadas as maquetes eletrônicas em 3D, com finalidade de estudo e de apresentação final.
O BIM faz todo este processo quase simultaneamente. Enquanto a compatibilização entre os projetos ficava em segundo plano, com o BIM os profissionais envolvidos projetam em 3D, e os projetos nascem compatibilizados. Um bom exemplo do que acontecia era perceber na obra que a tubulação passava por dentro da viga. Este tipo de incompatibilidade será apontada em projeto.
Entre os grandes atributos do BIM, destaca-se a possibilidade de construir o edifício etapa por etapa, virtualmente, conforme a realidade da própria obra. As quantidades e tipos de materiais e soluções tecnológicas e construtivas são parametrizadas automaticamente. “Pela primeira vez, sinto que realmente podemos ‘construir’ o prédio sem sair do escritório”, diz o arquiteto. As decisões de projeto, e quaisquer modificações no mesmo, são automaticamente geradas em todos os documentos. Não apenas nas plantas, vistas e cortes, como também nas especificações, quantitativos e orçamentos, como um processo inter-relacionado.
O Estúdio Terra está alinhado com a tendência, considerada irreversível por especialistas. O escritório vem se preparando para a utilização do sistema BIM, incluindo o projeto executivo, compatibilização, quantitativos, orçamentos, especificações e memoriais, de forma integrada e visível em 3D. “Estamos capacitando a equipe para oferecer uma solução integrada, acreditamos que Blumenau pode ser um polo nacional em tecnologia BIM integrada como vetor de sucesso dos empreendimentos imobiliários”, afirma o arquiteto.




Nenhum comentário: