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segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A personalização vale a pena? Tecnisa.

10 de janeiro de 2011

Rodrigo Duarte

A tendência de personalização dos imóveis adquiridos na planta vem crescendo nos últimos anos, e muitas construtoras hoje oferecem esse tipo de serviço aos compradores. A solução é atraente, pois assegura que as alterações solicitadas sejam realizadas ainda na fase de planejamento da planta – há uma economia por parte do consumidor que não precisa pagar duas vezes pelo mesmo serviço, como acontecia no passado.


Segundo a arquiteta paulista Renata Marques, que conta com larga experiência no trabalho com as grandes incorporadoras no gerenciamento de projetos desta natureza, a principal vantagem deste tipo de aquisição é a garantia da execução do trabalho e cumprimento de prazos pela empresa responsável pela obra. “É sem dúvida uma situação interessante para o comprador que recebe o imóvel pronto, com todos os opcionais escolhidos contando ainda com a garantia da construtora”, avalia. “No processo anterior, o cliente precisava aguardar a entrega do imóvel para modificá-lo através de reforma, era necessário quebrar os acabamentos e, muitas vezes, mexer até a estrutura do imóvel para transformá-lo de acordo com o desejo do proprietário”, explica Renata.

Incentivando a personalização durante o processo de construção, as incorporadoras facilitam a vida do dono do imóvel e ainda geram economia, uma vez que eles podem optar na fase de projeto pelo tipo de acabamento, por exemplo, que vão querer ver na obra terminada. Outra vantagem é não perder a garantia do imóvel, quando se opta pela reforma, por exemplo, o cliente perde a garantia por serviços como a impermeabilização do piso, encanamentos, instalação elétrica, entre outros.

Este tipo de customização dos ambientes costuma ser oferecida em kits, onde o consumidor deve escolher uma entre diferentes opções pré-selecionadas pela responsável pela obra. Para os empreendimentos de alto padrão costuma existir a possibilidade da personalização completa, onde o proprietário decide todos os detalhes da obra e ainda pode destinar um arquiteto de sua escolha para acompanhar o processo, sempre em conjunto com a construtora, que supervisiona o projeto.

Renata chama atenção para um ponto crucial para o sucesso deste tipo de acordo: é muito importante o cliente entender quais as especificações básicas que fazem parte do memorial descritivo de venda para que possa escolher as especificações sugeridas. “Em caso de futura reclamação uma das únicas garantias do cliente é o memorial descritivo de venda”, adverte a arquiteta

A Tecnisa foi uma das empresas pioneiras nesse tipo de serviço – empreendimentos pré-definidos pela empresa contam com uma equipe gerida por uma arquiteta e várias analistas que auxiliam o cliente na personalização, escolhas de plantas e acabamentos. Para saber mais a respeito, fale com um dos atendentes pelo site da Tecnisa.

http://www.blogtecnisa.com.br/mercado/a-personalizacao-vale-a-pena/

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