O Arq. Rapha já aderiu o clube da bike e vai sair de férias pedalando!
Valeu Rapha bela atitude!!
http://terraarquitetura.blogspot.com/2011/10/clube-da-bike.html
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
domingo, 18 de dezembro de 2011
O resultado da leveza e da precisão...
Depois de um ano como esse, temos muito a celebrar!
As oportunidades, as conquistas, as parcerias e principalmente a construção de um grupo como esse, de pessoas sensíveis e batalhadoras! O Estudio Terra esta pronto para os desafios que desejamos e preparamos para 2012, basta olhar nos olhos e ver a intensidade dos nossos sorrisos...
Danivika
Chris e Bia
Pri e Zé
Dani e PH
Pri e Neto
PH e Marcelo
Nosso encontro foi no bar da nossa querida amiga e parceira Sandra, nosso muito obrigada estava tudo ótimo!
As oportunidades, as conquistas, as parcerias e principalmente a construção de um grupo como esse, de pessoas sensíveis e batalhadoras! O Estudio Terra esta pronto para os desafios que desejamos e preparamos para 2012, basta olhar nos olhos e ver a intensidade dos nossos sorrisos...
Danivika (Adm), Arq. Christian, Arq. Marcelo Lana, Arq. Daniela, Sarmento (Asses. Juridica), Mamis do Neto Dona Marli, Arq. Priscila, Arq. Neto, Arq. Raphael, estagiaria arq. Bianca logo depois chegou a Arq. Alessandra que estava estudando...
Danivika
Danivika e Ale
Pri e Zé
Chris e Ale
Pri e Neto
PH e Marcelo
Nosso encontro foi no bar da nossa querida amiga e parceira Sandra, nosso muito obrigada estava tudo ótimo!
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
domingo, 30 de outubro de 2011
“DIÁLOGOS SOBRE UM RETROFIT: A CONSTRUÇÃO DO BAR EM CENA...”
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Um novo olhar para rua XV de novembro
Profa. Carla, academicos Luana, Paulo, Aline, Tatiane, Mariane, Vanessa, Jean e profa. Daniela
Academicos do Curso de Arquitetura e Urbanismos foram convidados pelo SEBRAE a apresentar o resultado dos trabalhos realizados na discinplina de atelier III para um grupo de emrepsários da rua XV de novembro. A apresentação aconteceu no dia 18/10/2011 as 19:30 na sede do SEBRAE em Blumenau com a presença de aproximadamente 20 emrpesários, a apresentação teve como tema “um novo olhar para rua XV de novembro”, o objetivo deste encontro foi sensibilizar e qualificar a discussão sobre uma possível revitalização da rua XV de novembro, projeto que esta sendo discutido entre os lojistas, SEBRAE e prefeitura, e agora com a FURB. O trabalho foi orientado pelas professores da disciplina de atelier III Arq.Carla Cintia Back e Arq.Daniela Pareja.
Para realização deste trabalho formamos um grupo entre os academicos da disciplina de atelier III (atuais e quem já fez a disciplina também), para organizar todo trabalho estudado ao longo dos semestres. Durante a semana acadêmica, SAU, realizamos uma oficina de idéias no período da noite no Galpão tendo como tema “Um Novo Olhar para a Rua XV”. Tivemos a participaçÃo de alguns professores e pessoas da comunidade lojistas da rua xv. Durante as atividades da oficina foi possivel aprofundar o entendimento sobre as potencialidades e desafios para o rua XV, o objetivo foi perceber os diferentes olhares e entender o significado da rua hoje e o que poderiamos resgatar.
O material apresentado aos empresários foi pautado nos conceitos de mobilidade, requalificação dos espaços coletivos, mudança de uso do solo, turismo, lazer e meio ambiente. Esses temas foram amplamente discutidos com os empresários durante a reunião, ficando clara a necessidade de uma ação ampla e integrada com objetivo de criar uma nova dinamica a rua.
Para os acedemicos foi uma oportunidade especial de enfrentamento com uma demanda concreta de nossa cidade. Esta experiência afirma os objetivos das disciplinas de aterlies do curso de arquitetura e urbanismo que é aproximar o processo de aprendizagem a problemas reais possibilitanto uma troca saudável entre a academia e a sociedade.
Profa. Arq. Daniela Pareja
Design e sutentabilidade marcaram as novidades da feira Paralela Gift
Como é de praxe todo ano participamos de feiras, eventos de lançamentos de produtos e serviços, sempre trazemos as novidades em nosso blog, durante o mês de agosto fomos a São Paulo conferir a Feira paralela gift e gift and craft. É uma mostra que acontece em paralelo a feira de Gift importante feira do setor de design e decoração, traz o trabalho de jovens designers. Gostei muito do que vi, uma turma jovem, criativa, muita qualidade e o melhor a maioria das propostas de objetos sendo feitos a partir do reuso das coisas, resgate de fazeres artesanais. Enfim valeu a pena! Selecionei alguns trabalhos para publicar aqui em nosso Blog. Inspire-se!
A delicadeza das peças da Cynthia Gavião
O resgate do bordado e da contação de histórias, Matizes Dumont
Valeu a pena, originalidade e identidade!
A delicadeza das peças da Cynthia Gavião
As idéias super bem humoradas e sustentáveis do estúdio diálogo
O trabalho das mulheres do artesanato Candango
O resgate do bordado e da contação de histórias, Matizes Dumont
Proposta descolada de iluminação do Arquitrix
E todo charme e originalidade das peças da quatro vezes Wipfli
Valeu a pena, originalidade e identidade!
Clube da Bike!
Estamos começando um movimento, vá de bike! Propondo em nossos projetos para empreendimentos multifamiliar, um espaço especial para as magrelas. A idéia de criar esse espaço temático nos edifícios surgiu em uma de nossas conversas com os integrantes da ABC ciclovia, onde avaliávamos alternativas de incentivar o uso da bicicleta na cidade.
Foto: Tiê Passos
Foi constatado que se o habito de andar de bicicleta recebesse um pouco mais de estrutura nos edifícios mais pessoas poderia ser estimuladas a andar de bicicleta, enquanto não temos infra estrutura na cidade para longos caminhos, mas pelo menos para passeios curtos, com a familia e com os amigos.
Pensando nessa possibilidade estamos implantando o clube da bike, ampliamos as vagas para bicicletas e criamos um espaço na garagem do edifício onde é possível guardar ferramentas, acessórios para dar aquela incrementada na bike antes de sair para um passeio, um ponto de encontro uma espaço para o lazer e para cuidar das coisas. Esse espaço será a marca registrada do movimento, ja temos algumas incorporadoras que compraram essa idéia!
A novidade é que na ida para São Paulo visitando a feira Gift encontramos as bicicletas dobráveis DAKAR da empresa catarinense Ficher . Resolvemos experimentar essas belezinhas, com isso vamos incentivar nossos parceiros a presentear os compradores dos apartamentos com uma magrela! que tal?!
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
A Felicidade de morar com identidade...
A casa é o espelho da identidade, ninho, proteção é refúgio, zona de conforto. Tema complexo quando tentamos traduzir isso tudo em espaço e principalmente diante de um novo ritmo de vida, cada vez mais acelerado, virtual e isolado. Dilemas contemporâneos que exigem da arquitetura novas respostas. Novos métodos de leitura de comportamento uma nova forma de traduzir a vida em espaços. Como desvendar no isolamento do dia a dia, novas formas de estimular o convívio social, as trocas o encontro, a verdade das coisas a identidade?
Inovar na forma de projetar espaços para morar, é responder essas perguntas em várias escalas, desde a intimidade da casa até a praça a rua a cidade, tudo parece que precisa ser revisto, e a palavra chave é IDENTIDADE, não cabemos mais em regras, estilos ou modismos.
As Familias estão mudando, veja esse quadro publicado na revista Planeta
A forma de trabalhar, de comer de se relacionar enfim, novos sinais de comportamento apontam a necessidade de uma revisão, um novo olhar para a vida e com isso uma nova possibilidade de tradução para a arquitetura.
É uma tarefa complexa, mas em pequenos detalhes vamos experimentando algumas possibilidades. A cada lançamento é possivel avançar na inovação, os próximos empreendimentos projetados pelo estúdio traz varios detalhes que expressam os resultados dessa pesquisa, espaços coletivos com novos interesses, apartamentos com plantas diferenciadas, acabamentos mais sustentáveis, novas tecnologias, além de trazer uma nova forma de comunicação com consumidor inovando também na forma de adquirir o imóvel.
Enquanto os empreendimentos estão sendo finalizados resolvemos dividir alguns sinais que percebemos durante a pesquisa de comportamento para elaborar os projetos. Partimos da seguinte pergunta, quais são os sinais que a casa pode dar para você ser feliz?
QUE TENHA ESPAÇO ONDE SEJA POSSÍVEL CUIDAR DAS COISAS.
QUE TRAGA CONFORTO EMOCIONAL COM AMBIENTES QUE SEJAM ACOLHEDORES, ESTIMULANTES E INTERATIVO.
QUE PERMITA A CONEXÃO COM A NATUREZA, FICAR EM SILENCIO, APRENDER, ESPERAR.
ESPAÇO DE TROCA E ENCONTRO
RESGATAR A MEMÓRIA, DESIGN DO AFETO
USO DA COR
NOVOS ESTÍMULOS, NOVOS HÁBITOS
QUE SE CONECTE COM A CIDADE, COM O VIZINHO.
QUE SEJA CONFORTÁVEL DE USAR, PRÁTICO, ILUMINADA, VENTILADA E FLEXÍVEL.
UM LUGAR ONDE SEJA POSSÍVEL APRENDER SOZINHO E EM GRUPO.
QUE SEJA DIVERTIDO.
QUE INSPIRE GENTILEZA.
Depois fomos em busca de algumas referencias visuais, de ambientes que expressem a identidade o jeito de morar. Ambiências originais. Selecionamos algumas imagens da revista Vogue ed. de outubro 2011.
Selecionamos alguns links de alguns eventos, arquitetos, designers que estão em busca dessa nova leitura e significado para arquitetura.
Veja o vídeo do seminário da revista casa e jardim "a felicidade mora aqui" -
O trabalho do nosso querido designer Marcelo Rosenbaun , que além de trabalhar focado na valorização da cultura faz um trabalho social belíssimo. Levando Design e arqutietura para uma camada da população que nào tem acesso a isso. Acreditamos nisso também, por isso estamos focados em melhorar os empreendimentos do programa minha casa minha vida. Como é o exemplo do Residencial Baden Baden da RR incorporadora.
Em novembro teremos um evento super especial na Orbitato - Identidade e cotidiano: dialogos criativos com estilista Ronaldo Fraga e Marcelo Rosenbaun.
Guto Requena
Quando nos propomos ser um estúdio de arquitetura em busca de inovação, a maior dúvida foi entender qual seria o caminho metodológico para isso, ao longo desse ano fizemos um mergulho profundo, pesquisamos novas tecnologias, comportamento, acabamentos, revisamos muita coisa no processo de desenvolvimento do projeto arquitetonico e a cada dia ficam mais claras as possibilidades de materializar algumas mudanças. São passos pequenos, mudanças simples mas que no conjunto somam o diferencial dos empreendimentos. Isso tudo só é possível porque temos parceiros que pensam e se preocupam com o mesmo tema. Também querem inovar e se diferenciar num mercado imobiliário carente de soluções eficientes. Juntos, a cada passo vamos mudando a cidade!
Equipe Estúdio terra
Assinar:
Postagens (Atom)