Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Terra Participa de Concurso Internacional de Habitações em Angola!

RESUMO DO PROJETO
Para conceber o projeto habitacional a Casa Pavilion, para um país como Angola, significa considerar o momento histórico de desenvolvimento do país, e com isso a oportunidade de projetar uma habitação para uma estratégia habitacional que considere a construção das novas habitações como uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social, de gerar renda, capacitação profissional, fomento a novas indústrias, e principalmente a dignidade humana.


Considerando essas possibilidades desenvolvemos o projeto considerando os seguintes critérios.

- Simplicidade tecnológica, utilizar uma tecnologia pautada na facilidade de manuseio, e na utilização da matéria prima abundante no país, arquitetura de terra, inspirado na prática do adobe...técnica amplamente utilizada em Luanda, porém com uma nova possibilidade tecnológica, que possibilite um processo industrializado, ou totalmente manual. Adaptando-se assim a demanda do empreendimento, que tanto pode ser por cooperação em pequenas comunidades ou por incooporadoras em grande escala. Essa técnica possibilita também a capacitação profissional, gerando novas oportunidades de emprego para os moradores de Luanda.

- Identidade cultural, mantendo a construção em tijolos afirmamos na paisagem da cidade a memória paisagística das comunas, uma forma de resgatar a relação desse povo com a terra, e suas heranças culturais, além de resgatar e estimular as habilidades construtivas. Internamente a relação do pátio com a casa, a opção em fazer os quartos dos filhos mais jovens no piso superior, deve-se a prioridade de liberar mais espaço do terreno para as plantações e a criação dos animais, com esse argumento também se deve a opção das casas serem geminadas.

- Espaço dinâmico e articulado, a utilização da cobertura com inclinação acentuada deve-se a possibilidade de futuras ampliações, no estudo de implantação consideramos a possibilidade, com a mudança na posição da porta de acesso, de geminar duas a duas em lotes individuais ou em seqüência no caso de lotes tipo condomínio. Otimizando ainda mais a utilização do solo.

- Conforto ambiental, a casa se estrutura com duas espessuras de parede, na base utilizamos tijolos deitados, na parte superior tijolos em pé, diminuindo assim a troca de calor. Na parte superior do telhado, criamos uma abertura lateral com fechamento com tela desenvolvida com fibra de papirus, planta abundante no pais, e que possibilita uma infinidade de artefatos de acabamentos, um tecido, uma trama, que pode ser desenvolvido pelas mulheres da comunidade, a função dessa tela é isolar a casa do insetos e permitir a saída do ar quente na parte superior do telhado, que é facilitado pelo próprio desenho do telhado.

- Equilíbrio ambiental e social, procuramos especificar materiais e produtos com certificação ecológica, como as telhas, vidros, esquadrias em alumínio, tijolos ecológico considerando os princípios da bioarquitetura, reutilização as águas da chuvas, sistema de fossa e filtro, telas de fechamento forro e do telhado com fibra de papiros.

Nenhum comentário: